Perto.de.Você

Monday, July 10, 2006

televisão é uma linguagem as crianças, muitas vezes, podem entender. Eles repetir as coisas que aprendem e lembram. As vezes, no caso das programas quais são feitas especificamente para ensinar crianças e jovens, essa linguagem é boa.
As programações televisivas, em geral, podem oferecer estímulos à verbalização. Crianças encorajadas a relatar episódios de programas, as notícias que mais lhe chamaram atenção ou um novo comercial, podem interpretá-los em suas brincadeiras, exercitar oportunidades sociais de observação de similitudes e diferenças e verbalizar o que assistiram na TV, fazendo pontes com sua vida cotidiana (Pacheco pág. 81, 1998)


Pode dizer que os criadores de programas na televisão usam uma linguagem specifica que fala direita a pessoa, faz a pessoa pensar que o apresentador está falando com eles. Essa tipa da linguagem toca numa criança, faz aquela criança fica ligado. Os imagens também, desenhos com cores vivídos, atraia as crianças até a tela. Se os imagens fossem preto e branco por exemplo, agora nesse dia e idade, seria nenhuma criança assistindo televisão. Teria crianças brincando, correndo, lendo, fazendo muito mais exercício, não só com o corpo, mas com o cérebro também. Assistir televisão não exige muito poder do cérebro, então, cada momento gastado em frente da televisão, o cérebro está se tornando mais e mais preguiçoso. É importante a gente perceber o poder da televisão e a influência televisão tem sobre as crianças. Isto não é quer dizer que a televisão é um aparelho que deve ter evitado, pelo contrario, deve ter assistido com moderação, especialmente para as crianças.


Referências:

MORAIS, ANA LÚCIA DE OLIVEIRA. As Crianças e a Violência na Televisão
http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fe5.htm

ZACHARIAS, VERA LÚCIA CAMARA. As Crianças e A Televisão. Atualizado Junho 2006 http://www.centrorefeducacional.pro.br/crietv.htm

PACHECO, ELZA DIAS. Televisão, Criança, Imaginário e Educação: Dilemas e Diálogos. Papirus Educação. Campinas, SP 1998

1 Comments:

At 8:35 AM, Blogger Bonilla said...

Olá Kirby, ficou bom o artigo. Parabéns!!! Sucesso e aproveite a volta prá casa. bj

 

Post a Comment

<< Home